segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Apresentação Hora Cívica


Apresentação de fantoche, coordenada pela professora Marizônia, e apresentada pela turma do 6° ano vespertino, e logo em seguida um grupo de alunos dançando free step.


O menino que não queria estudar

Narrador: na casa de Dona Margarida todos os filhos dela iam para escola, somente um ficava em casa para brincar, seu filho Juquinha.

Juquinha: Eu não vou a escola não, pra que aprender a ler? Eu não preciso estudar para aprender a brincar e comer, que são as coisas que mais gosto de fazer, eu vou a casa do meu amigo Carlinhos brincar um pouquinho.

Narrador: Juquinha chegou a casa do seu amigo, bateu .... chamou.... chamou... e ninguém respondeu.

Juquinha: Onde será que o Carlinhos foi? (olhando o bilhete) O que quer dizer isso? O que será que está escrito aqui? Ah, deixa pra lá, talvez ele tenha ido na casa de alguém, vou embora.

Narrador: De longe ele avista Carlinhos.

Juquinha: Oi Carlinhos, estou vindo de sua casa amigo e você não estava lá.

Carlinhos: Ora Juquinha tinha que ser você mesmo, você não viu o bilhete que eu deixei na porta? Eu deixei um bilhete dizendo que “fui a casa de minha avó, volto já, me espere”.

Juquinha: ah, era isso? Que pena!

Narrador: no dia seguinte Juquinha foi a casa da Rosinha conversar um pouco com ela, mas ela também não estava em casa, apenas um recadinho na porta.

Juquinha: mas o que aconteceu com todo mundo, não há ninguém em casa também, agora já sei ler o que está escrito neste papelzinho, a Rosinha deve ter ido na casa da avó dela e volta já. Então vou esperar.

Narrador: Juquinha então resolve esperar por Rosinha. Passou uma hora, duas horas, três, quatro, cinco, seis e nada da Rosinha. Juquinha acabou dormindo. No outro dia ...

Rosinha: Juquinha o que você está fazendo aqui?

Narrador: Juquinha assustado levanta e diz.

Juquinha: Rosinha onde você estava? Que horas são?

Rosinha: são sete horas da manhã, eu fui para escola e de lá fui dormir nunca casa de uma amiga.

Juquinha: eu achei que você tinha ido na casa de sua avó e voltava logo.

Rosinha: hora essa Juquinha você não leu o recado que havia deixado na porta?

Narrador: Juquinha desconfiado fingiu que não.

Rosinha: Esse Juquinha não aprende mesmo a lição.

Narrador: Juquinha volta para casa, chegando lá sua mãe diz.

Mãe: Onde você andava menino? Já estávamos todos preocupado com você.

Narrador: E Juquinha com medo, mente para sua mãe, dizendo que havia dormido na casa de seu amigo Carlinhos. Juquinha percebe que seus irmãos estão reunidos aprontando alguma coisa, e vai até lá.

Juquinha: O que vocês estão fazendo?

Paulinho (irmão): nós estamos preparando uma festa para comemorar o aniversário do Carlinhos amanhã na escola.

Ana (irmã): e vai ser bem legal!

Narrador: Juquinha ficou muito triste porque era aniversario de seu melhor amigo e ele não ia poder participar. No dia seguinte os irmãos de Juquinha foram para a escola, mas antes deixaram um bilhete em cima da cabeceira da cama dele. Juquinha levanta ver o bilhete e não dá nenhuma importância, afinal ele não sabia ler. Ao chegar em casa seus irmãos falam:

Paulinho: Juquinha porque você não foi a festa do Carlinhos?

Ana: Foi muito bom e divertido.

Juquinha: eu não fui convidado, por isso eu não fui.

Paulinho: foi convidado sim Juquinha, nós deixamos um bilhete em cima da cabeceira da sua cama, dizendo que o Carlinhos havia convidado você para a festa dele.

Juquinha: então era isso que estava escrito?

Ana: era sim Juquinha, isso é uma vergonha, você precisa ir a escola aprender a ler, ouviu.

Juquinha: amanhã mesmo vou mandar minha mãe me levar para escola, eu preciso mesmo aprender a ler, nunca mais quero que aconteça isso comigo. É isso aí pessoal, a escola é o melhor lugar para aprender a ler e a escrever. Tchau!

Todos: Tchau... Tchau... Tchau...

Adaptação Professora Marizônia, do texto “o coelhinho que não gostava de estudar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário