quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Programa Agrinho - Meio Ambiente

MATAS CILIARES


           A formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, também  conhecida como matas ciliares, mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente". APPs
           No desejo de agregar grandes áreas de pastagens, ou para produzir alimentos, a maioria dos produtores brasileiros, independente do tamanho da propriedade, não respeitaram as APPs.  Comprometendo com isso a vida futura da fauna, flora e também humana  em nosso planeta. Independentemente da largura que seja o fluxo de água que corre em busca do mar, há necessidade que haja em suas margens florestas que protejam essas águas, pois como nós seres humanos precisamos de abrigos para nos proteger das chuvas, frio, calor. Um lugar para repousar. Os rios também necessitam dessa proteção para ter vida. E essa proteção esta nas matas que os margeiam. Pois sem essas matas os rios vão sendo assoreados e suas vidas ceifadas pela ignorância do lucro.    
         Com intuito de contribuir na preservação do meio ambiente a Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke, vem desenvolvendo um projeto de conscientização dos alunos e a sua  clientela em geral, na importância da preservação do meio ambiente.
Para melhor apresentar o problema aos alunos do 5º e 7º ano vespertino, foi feita uma visita em um dos inúmeros córregos do nosso município que esta sendo assoreado e que se encontra quase sem vida.
        Mesmo com leis vigentes que temos em nosso país, infelizmente pouco se tem feito para que o quadro abaixo mude de cenário. É desolador ver a fonte da vida ser levada por atitudes mesquinhas que pensam só em ter maior espaço para poder produzir mais, lucrar mais e ganhar mais.
         Uma faixa de matas, de  30, 50, 100 metros  dependendo da largura do rio em suas margens  não irá diminuir em nada a produção. E contribuiriam em muito com a proteção dos rios e com a vida da fauna, flora e  humana.
Prof°. João

Nenhum comentário:

Postar um comentário