quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa Agrinho - Meio Ambiente


Dentro das propostas do Projeto Agrinho que a Escola Municipal “Gustavo Adolfo Wilke” vem desenvolvendo em relação ao Meio Ambiente, atendendo a convite da diretora Juraci Machado e da Coordenadora Carla Cristina se fez presente na escola o Senhor Mário Henrique Lara Ferreira Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente para conferir palestra aos alunos do 2° e 3° Ciclo inseridos no projeto Agrinho (Meio Ambiente).
O secretário esclareceu vários pontos referentes ao Município de Porto dos Gaúchos como: derrubadas, matas ciliares, queimadas,  APPs, das leis estadual, Federal e o Código de Postura do Município que falam sobre a questão ambiental. Falou sobre o horto florestal e do viveiro de mudas mantidos pelo município.
      Esclarece a todos sobre a importância da criação da sua secretaria pela atual administração e que vem elaborando vários projetos para estruturá-la e ter condições, para implantar os projetos necessários sobre a questão ambiental a pequeno, médio e longo prazo. Relatou que os projetos foram encaminhados ao BNDS e ao Ministério do Meio Ambiente e que ele está aguardando a liberação dos possíveis recursos através da Caixa Econômica Federal.
Informou que a partir do ano que vem já com a secretaria estruturada estará com sua equipe orientando e conscientizando a população, sobre as leis ambientais onde o não cumprimento além de ocasionar multa o maior prejuízo é o do próprio ser humano que sofrerá as consequências de sua irresponsabilidade.
Por fim o secretário usou o laboratório de informática da escola municipal para orientá-los a pesquisar no site do INPE e do DETER  sobre queimadas e derrubadas no Município de Porto dos Gaúchos.
Os alunos por sua vez, ouviram atentamente todas as explicações passadas pelo secretário onde em seguida cada professor procurou trabalhar dentro da proposta de cada projeto o tema abordado na palestra.
A escola Municipal agradece o Secretário de Meio Ambiente Mário Henrique Lara Ferreira, reconhece que a questão ambiental deve ser tratada com responsabilidade e reafirma que esse é o papel da escola, trabalhar com projetos os quais possam desenvolver nos alunos uma visão crítica da realidade o qual estão inseridos e em especial a questão ambiental tema tão discutido na atualidade em todo o Planeta.
 Prof° Audiere

Nenhum comentário:

Postar um comentário